Heloisa Cestari
![]() |
Oraculistas preveem um ano de grandes mudanças. Foto: Sxc |
Não foram só cientistas, espiritualistas e religiosos que comentaram as especulações sobre o fim do mundo criadas em torno do calendário maia. A equipe da Dia-a-Dia também consultou especialistas em astrologia, numerologia, tarô, runas e horóscopo chinês para saber o que nos espera para este ano. De uma forma geral, todos garantem que a humanidade não será aniquilada na temida data de 21 de dezembro, mas advertem que o planeta passará sim por grandes mudanças e períodos de turbulência. Confira as respostas a seguir:
NUMEROLOGIA
A numeróloga Suely de Souza diz que o ano de 2012 será marcado por grandes mudanças. Segundo ela, a numerologia não se baseia em adivinhações, mas mostra como as vibrações que cada número possui podem influenciar o cotidiano. “Em 2012, nós estaremos vivendo sob a influência de do 5 (soma de 2 + 0 + 1 + 2), cuja palavra-chave é mudança, e junto desse número teremos a sua sombra, que é o 4, o qual cobrará ordem, disciplina e a capacidade de darmos forma prática aos nossos ideais. Portanto, será um ano de uma enorme mudança, onde os seres humanos deverão estar mais voltados para a busca total de realmente se auto-conhecerem a fim de encontrarem a verdadeira felicidade e a paz interna.”
Ainda de acordo com Suely, o número 5 propicia que cada um caminhe em busca da alta espiritualidade e, para tanto, teremos de “acabar com as necessidades do ter de procurar a felicidade no externo irmos ao encontro da força divina do Supremo, que reside no interior de cada um de nós”. As propensões em detalhes são as seguintes:
Ano Universal 5 - As condições de trabalho melhoram. Há interesse em coisas novas; aumento na criatividade escrita e mental; aumento do comércio internacional e é maior o número de viagens. Atividades de natureza especulativa geralmente crescem, assim como os interesses na metafísica, no psíquico e no oculto. A juventude exige atenção e freqüentemente surgem jovens líderes à frente. As pessoas e as nações se preocupam com a liberdade, desejando descartar-se das restrições obsoletas. O interesse agora é com a criação de controles mais realísticos e de situações dignas de serem vividas. Há intercâmbio de informações para as promoções humana e cultural.
2 potencializado - Esforços para estabelecer a paz, trabalho em cooperação com outros, assinatura de acordos. Preservação de instituições e conferências entre nações geralmente têm bons resultados. Ênfase à busca da força interna por meio da fé. Positivamente, a influência desta vibração tende para o relacionamento pacífico em todos os níveis. O momento é propício para o trabalho com detalhes e para expandir a boa vontade entre seres humanos.
Número 1 - Invenções, novas aventuras, planos progressivos, explorações, criatividade. Grandes passos são dados, audaciosas proezas são tentadas e, normalmente, procura-se independência. Começam-se coisas, mas os resultados não se concretizam. Normalmente nota-se o início de grandes mudanças, revoltas e dissensões acontecem, e as pessoas e nações tendem a serem mais corajosas e de vontade forte.
HORÓSCOPO CHINÊS
No calendário chinês, 2012 será o ano 4710, regido pelo Dragão, figura associada a grandes turbulências. “Será um período de muitos esforços para quem quer superar as grandes dificuldades impostas pelo dragão”, explica o mestre mestre I Ming, que participará da 7ª Festa do Ano Novo Chinês, programada para os dias 21 e 22 de janeiro, no Bairro da Liberdade, em São Paulo.
Segundo ele, o mundo terá um ano agitado, de pouco rendimento, e o lema deverá ser o de crescer nos estudos e confiar no que se faz. “Para a alegria de muitos, a economia mundial terá recuperação positiva, mas a natureza continuará a mostrar sua fúria para provar que é a verdadeira dona do mundo”, sentencia.
O ano será especialmente positivo para os nascidos sob o signo do Rato (1924, 1936, 1948, 1960, 1972, 1984, 1996 e 2008), do Macaco (1920, 1932, 1944, 1956, 1968, 1980, 1992 e 2004) e do Galo (1933, 1945, 1957, 1969, 1981, 1993 e 2005). Paradoxalmente, para os nascidos em anos do Dragão (1928, 1940, 1952, 1964, 1976, 1988, 2000 e 2012) o ano será duro. O mesmo vale para os nascidos nos anos regidos pelo Cão (1934, 1946, 1958, 1970, 1982, 1994 e 2006).
“Para minimizar os efeitos maléficos, as pessoas pertencentes a esses dois signos devem colocar na parede de casa um papel vermelho, em posição visível, com os seguintes dizeres escritos em preto: ‘Anjo Patrono, Vosso Excelentíssimo Brilhante Senhor Bang Tài, assegura meu sucesso e tranquilidade neste ano de 2012’ ”, sugere o especialista em horóscopo chinês.
![]() |
A especialista em taro cigano Nicete Andrade dá suas previsões para 2012. Foto: Andréa Iseki |
BARALHO CIGANO
Se é verdade que as cartas não mentem jamais, quem teme o fim dos tempos pode ficar sossegado. A especialista em tarô cigano Nicete Andrade, de Santo André, é categórica: “Essa história é mentira. O mundo não vai acabar”. Seu oráculo, no entanto, não faz previsões alvissareiras para 2012. “Vamos ter um ano de resgates. Quem passou por dificuldades entre o final de 2004 e o ano de 2005 voltará a ter um ano complicado em 2012. As tragédias naturais se agravarão no mundo inteiro. O Brasil terá terremotos, tempestades, mais tragédias do que em 2011, e a região Sul será muito atingida.”
Mas, para Nicete, esse aumento de catástrofes naturais não assinala o fim do mundo, e sim a resposta da Mãe Terra à falta de consciência ecológica da humanidade. “Estamos em um ano de Lua, de mãe, de exaltação feminina, e o planeta está pedindo socorro a sua mãe. Quanto mais a gente agredir o meio ambiente, mais ele responderá com agressividade.”
Suas previsões em âmbito político-econômico também não são das melhores (veja quadro ao lado). A parte boa ficará por conta da segurança nacional, que deverá melhorar com a troca de comandantes em todas as instâncias policiais. “Virão pessoas novas, que querem realmente cumprir a missão da segurança, pública e privada.”
Segundo as cartas ciganas, a palavra-chave para quem deseja ter um ano harmônico deve ser “respeito”. “As pessoas devem começar com o respeito ao próximo dentro de casa para depois estenderem este exemplo fora dela e passar pelo ano de maneira tranquila. Os jovens devem respeitar os pais e estes precisam ter mais tempo para os filhos. Desde 2007, o individualismo imperou dentro dos lares. Agora, tudo o que for feito pensando no coletivo dará certo e tudo o que tiver fundo individualista exigirá resgate.”
Para quem espera fazer de 2012 um ano de boas lembranças, Nicete dá a receita: vigiar os próprios atos, ser solidário e ter consciência de que ajudar é a melhor forma de ser ajudado, já que, segundo bruxas como ela, tudo o que se faz ao próximo retorna ao praticante triplicado. E esse ‘retorno’ tende a ganhar potência em 2012. Veja o que dizem as cartas:
Política - Haverá muita fofoca, briga entre políticos, incluindo a presidente Dilma Rousseff. Muitos parlamentares vão querer tomar atitudes por conta própria, sem votação no plenário ou consulta popular. A boa fase econômica do Brasil fará o individualismo imperar, com muitos políticos tentando se beneficiar disso. O ex-presidente Lula vai se recuperar do câncer de laringe e ter ano tranquilo. Já Dilma passará por situações difíceis e poderá perder alguém muito próximo da família.
Economia – O Exterior continuará em crise, mas a economia brasileira permanecerá estável. As exportações crescerão e muitos países vão querer negociar com o Brasil.
Ecossistema - Catástrofes naturais se intensificarão em 2012, especialmente no Oriente. Japão e China serão bastante afetados.
Esportes - O Brasil fará bonito nos Jogos Olímpicos de Londres. As seleções de futebol e vôlei serão medalhistas. Já o nadador Cesar Cielo poderá ter o desempenho prejudicado por complicações físicas ou desentendimentos com o treinador.
RUNAS
Para a mestre runemal e runoterapeuta Maira Cassola, do ateliê Grife da Bruxa, em Santo André, as runas não fazem previsões, apenas dão mensagens sagradas dos deuses nórdicos que podem ajudar as pessoas a terem um bom ano. “Quem sabe se o mundo vai acabar não são os oraculistas. Só Deus, o Criador, pode prever ou adivinhar coisas sobre o mundo e o universo”, afirma categórica.
O conselho que ela dá para 2012 é o de que as pessoas desenvolvam a consciência de que é preciso amor para entrar em sintonia com o planeta e para que tudo flua de forma harmônica em 2012. “O próprio homem está causando a fúria da natureza, que pode gerar um novo mundo. Quem sintonizar com a energia do portal 11 vai ser feliz. Já quem sintoniza com inveja, preguiça e outros sentimentos ruins... A mensagem dos deuses nórdicos diz que, apesar das dificuldades que a vida possa apresentar, deve-se sempre procurar transformar-se com amor, pois ódio, revolta e falta de coragem não resolvem os nossos problemas.” Confira outros conselhos das runas:
Raidho - O ano de 2012 será próspero para as pessoas que focaram bem seus objetivos durante o 2011, ou seja, as pessoas que fizeram sua parte colaborando com o universo certamente colherão seus frutos de forma vitoriosa. Será momento de grandes conquistas tanto para as pessoas como para nosso País. Nossa presidente estará muito envolvida em grandes e prósperos negócios.
Wunjo – 2012 está sentenciado pelos homens como o ano em que o mundo irá acabar...inclusive muitas pessoas estão tristes e acreditando nisso! Por amor a todos os deuses e deusas! É hora de sair dessa sintonia pesarosa, que só atrai energias tensas e tristes ao planeta, que está tão carente e precisando de energias positivas. Sejam alegres, sorriam. Só Deus sabe quando o mundo irá acabar. Sorriam para que a vida possa lhe sorrir. A runa Wunjo pede para que você espalhe a energia do amor através de palavras positivas, pensamentos bons e sábias atitudes.
Kenaz - 2012 certamente será o ano dos grandes guerreiros e guerreiras, ou seja, as pessoas que não tiverem medo dos obstáculos, que enfrentam de verdade seus problemas ao invés de fugir e se acomodarem, com certeza vencerão e o universo saberá reconhecer lhes dando lindos presentes em forma de prosperidade em todos os sentidos.
![]() |
Segundo o astrólogo Ricardo Oliveira, os astros também indicam que o ano será de grandes mudanças. Foto: Sxc |
ASTROLOGIA
Segundo o astrólogo Ricardo Oliveira, os astros também indicam que o ano será de grandes mudanças, que acontecerão e serão inevitáveis. A dica é aceitar essas transformações e caminhar em harmonia com as tendências da nova era de Aquário, que enfatiza as virtudes da igualdade, liberdade e fraternidade. “Desastres naturais acontecem para unir os povos, para despertar o senso humanitário, fraterno, e o maior aprendizado humano atual é aprender a viver um dia de cada vez com intensidade, com entrega e confiança na vida. Enquanto as pessoas procurarem segurança em coisas materiais, sofrerão. Por isso que a saída definitiva é amar o próximo, aceitar cada um do jeito que é. A faxina cósmica continuará até que o ser humano desperte a sua consciência para questões maiores, deixando de olhar para o próprio umbigo.”
Para Oliveira, o fato de o sol nascer alinhado com o centro da Via Láctea no solstício de 21 de dezembro de 2012, como prevê o calendário maia de contagem longa, indicaria um chamamento de abertura de consciência do ser humano para consigo, para com seus irmãos e para com o planeta.
“Cada era astrológica leva, em média, 2.200 anos. Se multiplicarmos esse número por 12 signos, teremos mais de 26 mil anos, que é o tempo de duração do ciclo maia. Pode ser que venha daí a visão de fim dos tempos.”
Oliveira também alerta que 2012 continuará sob influência de urano (planeta regente de aquário) e plutão (que rege escorpião). Eles estão sob tensão no céu. Urano é associado a revoluções, rebeldia e ações contra todo tipo de opressão, tirania. Já plutão representa a destruição e a cura. Então, primeiro vem o caos, a desordem para limpar, purificar, e depois vem o renascimento. Esse aspecto tem refletido mundialmente na queda de ditadores, na derrubada de presidentes, onde o povo não aceita mais a opressão. Essa tensão tende a continuar durante um tempo ainda. Plutão é um planeta associado a controle. A humanidade está mudando. E é preciso mudar mais. O novo causa medo, pânico, então não é fácil aceitar que as coisas precisam ser modificadas, mas essa mudança vai acontecer, muitas vezes de forma dolorosa, intensa. São mudanças em todos os níveis: na política, na economia, nas relações sociais, porque essa tensão entre os dois planetas gera inquietação na alma do ser humano.”
Para que tudo flua bem em 2012, Oliveira dá a dica: “Aquário é um signo associado à criatividade e à capacidade inventiva. Então, a saída é sermos criativos, inventivos. Por isso que vemos hoje tantos profissionais autônomos, empreendedores. A tendência é que as pessoas que têm comportamento ousado, que arriscam e se jogam nas coisas, terão sucesso e serão felizes nos próximos tempos, porque são pessoas que não têm medo, não são conservadoras”.
Fonte: diaadiarevista
Nenhum comentário :