05 de Maio de 2011 - São Paulo
==============================
============================== ======================
:: OVERVIEW
O Fator Acidentário de Prevenção foi criado em 2003 e reformulado em 2009 pelo Conselho de Previdência Social. Objetiva incentivar as empresas a investirem em melhores condições de segurança para seus empregados, desenvolvendo, assim, uma cultura de prevenção de acidentes nos vários segmentos econômicos. O polêmico FAP é um multiplicador de 0,5 a 2,0 pontos a ser aplicado ás alíquotas de 1%, 2% ou 3% incidentes sobre a folha de salários das empresas. A metodologia baseada em índice composto pelos índices de gravidade, de freqüência e de custo, levando em conta acidentes e doenças do trabalho, benefícios previdenciários e valores pagos ou devidos a beneficiários, tem sido alvo de inúmeras ações judiciais e recursos administrativos.
:: PUBLICO-ALVO
Profissionais de recursos humanos, segurança e medicina do trabalho, engenheiros, gerentes de projetos e advogados trabalhistas.
:: OBJETIVO
Apresentar a fundamentação legal e conceitos. Demonstrar a metodologia aplicada e seu impacto na folha de pagamento das empresas.
:: PRINCIPAIS BENEFÍCIOS
- Interprete o FAP de sua empresa e identifique possíveis incorreções.
- Prepare-se para recursos contra divergências apuradas.
- Aprenda a desenvolver ações para a redução do FAP
:: PROGRAMAÇÃO
I – RAT - Riscos Ambientais do Trabalho. Conceito e Revisão
II – FAP – Fator Acidentário Previdenciário
- Fundamentação Legal
- Conceito
- Cálculo
- Índice de Freqüência. Acidentes de Trabalho. Conceituação. Espécies. Nexo Causal. Perícia. CAT.
- Índice de Gravidade. Auxílio-Doença. Auxílio-Acidente. Aposentadoria por Invalidez. Pensão por Morte. Conceituação. Requisitos. Qualidade de Segurado. Carência.
- Índice de Custo. Valores de Benefícios. Salário-de-Benefício. Renda Mensal.
- Períodos de Apuração
- Cálculo da Alíquota RAT ajustada
III – Riscos Ocupacionais no Ambiente deTrabalho. Documentos: PPRA,
PCMAT, PCMSO, LTCAT, PPP.IV – SEFIP/GFIP
V – RECURSOS
:: PALESTRANTE
MARIA DA GRAÇA BARBOSA NOGUEIRA,
Advogada, Psicóloga e Pedagoga
Atuou por 19 anos como Auditora Fiscal de Contribuições Previdenciárias no INSS – Instituto Nacional do Seguro Social e posteriormente na Secretaria da Receita Previdenciária (atualmente Receita Federal do Brasil). Como Auditora exerceu cargos de Gerência, Chefia de Divisão e de Fiscalização. Representou a Previdência Social, como palestrante, em inúmeras empresas e entidades do segmento da construção civil. Colaborou na redação das normas previdenciárias relativas à construção civil e participou ativamente do Núcleo de Orientação ao Contribuinte. Atualmente é consultora responsável pela empresa Graça Nogueira Assessoria Especializada Ltda que presta serviços de assessoria previdenciária especializada. Instrutora do Sinduscon – Sindicato da Construção Civil. Advogada militante na área civil e trabalhista.
:: INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES
Solicite o Programa Completo pela Central de Atendimento
Consulte condições especiais para grupos!
Inscrições e Informações: +55 (11) 3513-9640Enviado por: GE ( janilson@geassessoria.com.br )
Nenhum comentário :